Quando o assunto é Black Friday, gestores de e-commerce devem estar totalmente inteirados sobre o tema! O evento mais agitado para comerciantes está se aproximando e se você ainda não se preparou, a hora é agora!
Segundo pesquisa realizada pelo site Compre e Confie, as vendas on-line subiram cerca de 71% na pandemia e tendem a aumentar durante a Black Friday.
Separamos algumas dicas para você colocar em prática e não dar brecha para vacilo.
Logística
Atente-se para a logística que irá estabelecer para esse período, desde a reposição do estoque até as formas de entrega dos produtos.
Esse é um dos pontos mais importantes durante a longa jornada que será a Black Friday. Uma logística pré estabelecida irá poupar erros básicos que podem te prejudicar frente ao cliente.
Equipe
Ter uma equipe preparada e capacitada já é um pré-requisito fundamental para uma empresa de sucesso, mas durante a Black Friday seu time será imprescindível. Com a alta demanda, muitas duvidas por parte dos consumidores podem surgir, por exemplo. Por isso seus funcionários precisam estar por dentro de todos os assuntos, minimizando a terceirização de informações.
Atente-se para que sua página não sofra com problemas técnicos que impeçam o comprador de finalizar o pedido.
Estoque
Abasteça seu estoque para a Black Friday com antecedência, afim de atender todos os pedidos, desse modo atente-se para as tendências de mercado e seus históricos em datas passadas, para compor seu estoque com mais quantidade e menos variedade.
Concentre-se em produtos específicos e ofereça descontos agressivos, todavia ofereça preços reduzidos em produtos que estão parados no estoque há algum tempo, assim você irá gerar capital de giro.
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Haja de maneira rápida e ágil, utilizando técnicas de convencimento, como oferecer frete grátis, cupons de desconto ou alertas de que o estoque está acabando e o comprador pode perder a oportunidade.
É muito comum as pessoas fazerem cotações na Black Friday montando carrinhos e desistindo deles, por isso, busque alternativas para lidar com essas questões de maneira sagaz.
Preocupe-se com o atendimento ao cliente
Sua equipe tem que estar preparada para as adversidades, mas também para a fidelização dos clientes. Durante o período da Black Friday, o número de novos clientes aumenta expressivamente. Uma equipe solicita e preocupada com a maneira que irá atender cada comprador é imprescindível. Busque entrar em contato para garantir que o cliente retorne mais vezes e não apenas no período de promoções.
Se necessário, reveja o tamanho da sua equipe, invista em canais de comunicação como o WhatsApp Business, por exemplo.
Prepare a infraestrutura do seu site
Não tem coisa pior que querer comprar em um site por falta de infraestrutura não conseguir finalizar a compra. Por este, e outros motivos, evite que esse erro aconteça com seu site na Black Friday (e em todos os momentos).
Prepare sua página para um aumento no número de visitas simultâneas durante a Black Friday. Evite que o site caia, antecipando simulações que permitam a compreensão da capacidade do seu site.
Segundo dados internos do Google, cerca de 70% das buscas por produtos durante a Black Friday são feitas através de dispositivos móveis, por isso, adapte seu site para que ele se adapte ao tamanho de tela de qualquer navegador, ou seja, apresente-se de maneira responsiva.
Invista em campanhas de marketing
Uma pré-campanha pode preparar seu publico, garantindo bons resultados durante a Black Friday. Este é um método poderoso, capaz de aumentar suas vendas, pois antecipa as expectativas dos clientes.
Procure parcerias que podem auxiliar no aumento dos resultados do seu e-commerce durante a Black Friday, ou outras formas de venda, como o Mercado Livre e/ou o OLX, por exemplo.
E aí, já está se sentindo preparado para essa jornada? Acompanhe nossas publicações e fique por dentro dessas e outras dicas que podem auxiliar na gestão do seu negócio.
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