Emoção no marketing: a importância de vender sentimentos

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Nossas emoções regem nossas ações cotidianas, por isso, utilizar da emoção no marketing a fim de vender sentimentos é um recurso muito efetivo. Hoje explicaremos como você pode aplicar essas ações em seu negócio e melhorar a forma com que você se comunica com seus clientes.

 

Alguns sentimentos como a raiva, o medo, alegria, surpresa e empatia influenciam na nossa rotina, quando estamos em uma conversa com amigos ou lemos conteúdos nas redes sociais, por exemplo, esses sentimentos vem à tona e afetam até mesmo nossos relacionamentos interpessoais.

Tendo em vista isso, é importante que as empresas notem a importância da emoção no marketing e desenvolvam campanhas que agucem sentimentos ideais para as mensagens que buscam transmitir.

Segundo estudos realizados por cientistas da USC Information Sciences Institute, publicações com sentimentos positivos tornam-se mais compartilhadas do que aquelas que possuem aspectos negativos.

Segundo o médico neurologista Antonio Damásio, cada pessoa é composta por três tipos de emoções diferentes, as primárias (universais), as secundárias (adultas) e as emoções de fundo.

  • Primárias: alegria, medo, tristeza, raiva, surpresa e aversão.
  • Secundárias: orgulho, vergonha, ciúme, culpa.
  • Emoções de fundo: calma, tensão, bem-estar, mal-estar.

Como podemos influenciar as ações dos consumidores através das emoções?

Dentre tantas emoções que sentimos, algumas delas podem influenciar diretamente no resultado que nossas publicações obterão, e não apenas em números, mas também em identificação do publico com a marca

Estudos apontam que conteúdos com sentimentos positivos são os mais populares nas redes se comparados com aqueles que possuem cunho negativo.

A tendência é sentirmos prazer quando compartilhamos postagens otimistas e alegres, pois através disso, subentendemos que estamos transmitindo felicidade e sensação de bem estar para o próximo.

Enquanto isso, o sentimento de medo está associado a um gatilho mental, mais diretamente ao fenômeno conhecido como FOMO (em inglês “Fear of missing out”), que é o medo de ficar por fora, ou seja, quando falamos de emoções no marketing, é o medo de perder uma oportunidade ou não acompanhar uma tendência.

Esse fenômeno acontece em decorrência do excesso e facilidade de acesso à informação que vivemos com a internet, permitindo que estejamos conectados a todos lugares e obtenhamos algo a qualquer hora.

O FOMO deve ser utilizado de maneira consciente e responsável por profissionais de venda e marketing, criando ações a fim de entender melhor como o publico se comporta e reage a determinados estímulos.

 

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A Neurolinguística …

Ativar as emoções na hora da venda é uma forma extremamente eficiente no momento de captação de clientes, conforme afirma o Rudson Borges, especialista em Neurolinguística.

 “Apenas 5% das vendas são racionais. Logo, é possível personalizar o atendimento e a ofertas de produtos. Faz-se necessário, ainda, fazer perguntas excelentes para descobrir os reais desejos e necessidades do cliente e, assim, vender benefícios emocionais – sensações e sentimentos -, e não apenas produtos. Como uma venda é muito mais emocional do que lógica, gerar impulsos é de extrema importância”, aponta Borges.

Fazer com que um cliente se sinta bem em sua empresa, criar um conteúdo que instigue e crie empatia é uma forma de aproximação sentimental, que não acontece apenas verbalmente, e pode ser feita através de imagens, vídeos e músicas.

Sendo assim, atente-se para todo conteúdo desenvolvido por sua empresa, coloque em prática essas estratégias e veja como os resultados podem crescer.

Para conhecer mais sobre esse assunto e receber mais dicas, acesse o site da Integra Sistemas e continue acompanhando nossos conteúdos.

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