Marketing de relacionamento: o que é e como introduzi-lo em seu negócio.

A estratégia de marketing que pode te ajudar a falar com seu publico do jeito certo e no momento certo, é capaz de fidelizar seus clientes.

Um grande defeito de muitas empresas é buscar novos clientes e deixar de lado os antigos, pois certamente, estarão perdendo boas oportunidades de ampliar as vendas, transformando esses antigos clientes em “advogados de defesa da marca”.

O Marketing de Relacionamento visa construir relações fortes e duradouras entre uma marca e seu publico, através de estratégias que possibilitam a criação de autoridade no mercado, assim, fidelizando clientes e repercutindo positivamente na longevidade e no faturamento de uma empresa.

Dentre suas características mais relevantes estão a aplicação de dados coletados, assim como a criação de proximidade através de conversas relevantes, geração de confiança entre marca e consumidor, aumento da receita nos clientes, fortalecimento da cultura empresarial, aprimoramento de produtos, serviços e processos, etc.

 

Ações importantes

Essa estratégia prioriza cinco ações principais que são:

  • A geração de conteúdos por parte dos colaboradores da empresa, como alternativa de estimular a imagem positiva da marca.
  • Utilização de influenciadores digitais para reforçar a lembrança da marca dentre os consumidores.
  • Oferecer planos de pontuações ou benefícios para consumidores que ajudam na propagação do nome da empresa.
  • Buscar afiliados que ampliem o alcance do negócio.
  • Criar parcerias que expandam a distribuição dos produtos ou serviços, por meio de comissões.

Para que clientes se tornem verdadeiros fãs da marca, é necessário oferecer algo em troca que eles não encontrem em outro lugar. É essencial que se trabalhe com ações de curto, médio e longo prazo, assim objetivando manter uma relação duradoura.

O marketing de relacionamento permite conhecer seus clientes mais afundo, com base em dados que irão lhe auxiliar no momento de ofertar algo que desperte o interesse, portanto, nunca ignore a opinião dos consumidores em relação ao seu negócio, pois poderão ser boas fontes para propor melhorias contínuas para a marca.

 

A principio, para introduzir essa estratégia em sua empresa, tenha em mente que a relação com seu cliente começa logo no primeiro contato, decerto, o marketing de relacionamento deve ser assumido como compromisso de todos funcionários. Eventualmente, através de uma mensagem em rede social, uma ligação ou qualquer outro tipo de contato.

Estabeleça um sistema de atendimento cativante, capaz de conquistar seu cliente, de modo que a relação se amplie para além da venda. Conheça o seu público-alvo, afim de fornecer a ele o que ele deseja, proporcionando uma experiência realmente única.

Definir uma persona compradora da sua marca, pode te auxiliar nessa trajetória, de modo a  permitir uma melhor visualização dos hábitos e interesses do consumidor, garantindo ações verdadeiramente personalizadas.

 

Como colocar em prática

Conheça algumas alternativas para aplicar o marketing de relacionamento no seu negócio:

  • No atendimento ao cliente;
  • Através de e-mail marketing;
  • Com programas de fidelidade;
  • Proporcionando uma área de customer sucess (CS) tendo como base o sucesso do cliente;
  • Através das redes sociais.

Seu plano de marketing deve visar além de simples ofertas de produtos e serviços, abrangendo a relação com o cliente a longo prazo. Que tal tornar seus consumidores fieis e assim melhorar o desempenho do seu negócio? Comece a por essas estratégias em prática agora mesmo e acompanhe nossos canais de comunicação a fim conhecer mais dicas e ideias para seu empreendimento.

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