Você sabe o que são marketplaces? Este modelo de negócios trouxe inovação para o mercado de e-commerce. Eles funcionam como um shopping virtual, uma plataforma online que une vendedores e prestadores de serviços em um só lugar, onde os clientes podem comparar e escolher quais profissionais se adequam às suas necessidades.
Segundo pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, os marketplaces atuantes em lojas virtuais obtiveram um faturamento de R$ 17,6 bilhões em 2019.
Com o objetivo de conectar oferta e demanda, os marketplaces podem ser os melhores aliados do seu negócio.
O seu empreendimento pode utilizar tanto das vantagens de um e-commerce quanto do marketplace, utilizando o tráfego do marketplace para captar novos clientes, por exemplo. Dessa forma, você fará com que sua pequena ou média loja virtual aumente e consequentemente se popularize. Sendo assim, o empreendedor deve atentar-se para fazer com que cada venda se torne uma recompra, a fim de que estas redirecionem os clientes para sua loja virtual
Os marketplaces também lucram ao abrir espaço para os pequenos negócios, visto que eles também não precisarão manter todos os produtos em estoque.
Conheça algumas regras…
Todos os marketplaces possuem regras que o vendedor precisará atentar-se, como:
- Manter o estoque sempre atualizado;
- Responder ao SAC;
- Enviar dados dos pedidos e de rastreio para o marketplace;
- Emitir notas fiscais de venda;
- Cadastrar os produtos;
- Atualizar os preços com frequência;
- Monitorar as vendas;
- Preparar e enviar os pedidos com agilidade.
Além disso, é importante ressaltar a importância de contratar um hub de integração, capaz de unir e centralizar todos os marketplaces utilizados por você em uma única plataforma.
Como escolher o marketplace ideal?
Caso surja algumas dúvidas sobre como escolher os melhores marketplaces para anunciar seus produtos, analise a reputação de cada marketplace, tendo em vista que a imagem da sua loja estará totalmente atrelada a ele, e atente-se para o bom funcionamento da plataforma, pois será um fator decisivo na hora da compra.
É de extrema importância que você conheça qual o marketplace que aparece em primeiro lugar na busca pelo produto que você oferece, dessa forma será possível entender quais possuem maior potencial de vendas para suas mercadorias, ressaltando aqui a importância de sempre realizar essa pesquisa quando for iniciar a venda de um novo produto.
Avalie também as plataformas que se mostram abertas para a realização de remarketing, pois este recurso é muito importante para a conversão de novas vendas, oferecendo muitos resultados.
Busque sempre analisar o custo da operação oferecida pelo marketplace, afim de entender seu potencial de investimento e as taxas e comissões cobradas por eles. Além disso, é importante que você analise o segmento de cada marketplace tendo em vista as plataformas mais bem ranqueadas para cada segmento e nicho.
Alguns marketplaces conhecidos se destacam por atuar em um nicho específico e tendo em vista isso, é importante ressaltar a importância de conhecer o nicho de atuação da sua loja virtual e em qual marketplace seu negócio melhor se encaixa.
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- Geral: Amazon, Mercado Livre, OLX, Americanas.com;
- Moda: Dafiti, Enjoei;
- Esportes: Netshoes;
- Móveis e eletrônicos: Magazine Luiza, Casas Bahia;
- Aplicativos: Play Store, App Store;
- Artesanatos e produtos criativos: Elo7;
- Serviços freelancer: Comunidade Contentools, Comunidade Rock Content, Workana.
Algumas técnicas podem te ajudar a vender mais produtos, facilitando que seus objetivos de conversão sejam atingidos. Sendo assim, tenha em mente algumas dessas boas práticas:
✅ Faça fotos de qualidade para divulgar o produto, afinal de contas, esse será o primeiro contato do cliente com suas mercadorias. Apresente imagens de diferentes ângulos e opções de cores, ressaltando cada detalhe.
✅ Invista em títulos estratégicos, pois eles farão muita diferença na hora de atrair visitantes. Busque conhecer técnicas de SEO, que facilitarão a descoberta de termos e palavras estratégicas que podem melhor ranquear seu catálogo, auxiliando no crescimento do seu e-commerce.
✅ Ganhe a confiança do consumidor através de descrições fiéis dos seus produtos, ou seja, forneça o máximo de informações possíveis sobre cada um deles, pois dessa o comprador não ficará em dúvida sobre o item que pretende adquirir.
✅ Forneça um atendimento eficiente para ter uma grande quantidade de clientes satisfeitos. Mostre-se solícito, tire dúvidas e não os deixe desamparados.
Principais vantagens
Confira agora algumas vantagens do e-marketplace e o diferencial que para todos os envolvidos.
Preços
Os preços se tornam mais competitivos, dessa forma o consumidor consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos em uma só transação. Além disso, o consumidor tem também como vantagem a praticidade ao buscar produtos de diversos segmentos e encontra-los em um só lugar.
Loja Virtual
Pequenos lojistas, ganham espaço e visibilidade de modo a poupar esforços com marketing e publicidade, além da possibilidade de acompanhar suas métricas, visto que o marketplace permite a identificação das melhores tendências, práticas e soluções para problemas que afetam o desempenho do empreendimento.
Receitas
O marketplace tem as receitas impulsionadas através do comissionamento recebido pelas vendas, além da variedade de produtos ofertados estimular a compra e aumentar o ticket médio da loja, consequentemente facilitando a fidelização dos clientes.
Ao alcance do seu público
Em um marketplace seus produtos estarão onde seu publico está, ou seja, você estará disponível a um grande volume de buscas e visualizações.
Estrutura pronta
Os marketplaces oferecem servidores, segurança para os usuários, assim como diferentes formas de pagamento e facilidade de navegação para tudo o que você precisa vender.
Agora que você já conhece as vantagens e como escolher o marketplace que mais se enquadra na necessidade da sua loja virtual, acesse o site da Integra Sistemas e fique por dentro de outras dicas que poderão lhe ajudar no seu negócio.
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