Excelência no atendimento, a melhor forma de fidelizar um cliente.

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]

Não basta apenas uma empresa fornecer um produto ou serviço de qualidade e ser negligente no atendimento ao cliente. Seus produtos podem oferecer soluções para a vida do consumidor, mas eles também buscam excelência no atendimento, com muita educação e tratamentos personalizados.

Os consumidores modernos são exigentes, e hoje, na era tecnológica, onde está cada vez mais fácil encontrar produtos e serviços semelhantes, quando um cliente não é bem atendido, ele simplesmente busca outros concorrentes com mais facilidade, e é nesse momento em que surge a necessidade de fornecermos serviços de qualidade, que vai muito além do produto posto a venda.

Para isso, separamos alguns pontos importantes a serem avaliados e compreendidos em sua empresa como princípios básicos.

Primeiramente, entenda o termo “atendimento ao cliente”: este conceito não está apenas ligado a agilidade de responder mensagens nas redes sociais ou canais de venda, ele exige um relacionamento com o consumidor, com o objetivo de que ele se sinta valorizado, com maneiras práticas e eficientes para resolver seu problema, criando assim conexões reais.

Seus vendedores e funcionários são os representantes da sua marca, eles fazem o primeiro contato, por isso devem ser extremamente educados e carismáticos. Acreditar no produto e nas soluções que ele pode oferecer também é importante, por isso exija amplo conhecimento dos serviços fornecidos, assim, um cliente ao efetuar uma compra, sairá totalmente satisfeito.

 

Entenda o que realmente é o atendimento ao cliente.

Segundo o estudo Global State Of Multichannel Customer Service Report, realizado pela Microsoft, cerca de 79% dos consumidores brasileiros não voltam a fazer negócio ou já desistiram da compra com uma empresa devido a má experiência com o atendimento, assim a importância de compreender o termo atendimento ao cliente.

O estudo mostra que 85% dos clientes brasileiros possuem uma visão positiva de empreendimentos que correspondem as interações nas mídias sociais, seja elogios, perguntas ou até mesmo reclamações, o que nos mostra que independente de um bom produto, preços acessíveis, ou influência nas redes sociais, o cliente prioriza um atendimento de qualidade.

Portanto, busque melhores estratégias para sua empresa, foque também na reputação e no fortalecimento da marca, isso lhe dará vantagem competitiva no mercado.

Transmita segurança, a internet hoje permite que o público tenha acesso a experiências de outros consumidores com mais facilidade, o site do Reclame Aqui, é um exemplo disso. Sendo assim, proteja-se de propagandas negativas.

Tenha empatia e coloque-se no lugar de consumidor. Fuja de scripts prontos, resolva cada problema de maneira pessoal, como se fossem seus problemas, transmitindo compreensão e acolhimento. E a melhor forma de resolver problemas é se antecipando. Atente-se a cada pedido, analise se está tudo em ordem, verifique se há algum contratempo e caso haja, alerte o comprador de maneira antecipada, oferecendo formas de contornar a situação.

 

Comunique-se da forma correta!

Fazer uso de linguagens positivas também é um bom caminho, por isso, comunique-se de maneira adequada e atente-se a gramática. Contudo, tenha em mente que nem todos possuem as mesmas culturas e seu público pode ser amplo, então não faça uso excessivo de gerúndios e não utilize gírias ou regionalismos.

Mantenha um dialogo próximo com o cliente, abra espaço para o cliente se expressar, dar opinião sobre o produto, serviço e atendimento. Escute com atenção o que ele tem a dizer e demonstre interesse, esse feedback pode te ajudar a modificar algumas coisas em sua empresa. Não tenha medo de questionar, isso fará com que você entregue um melhor serviço.

Atualmente a competitividade é muito grande, e isso requer que um pensamento autocritico seja posto em prática. Porque a empresa x está com mais rotatividade que a sua? O que fez o estabelecimento y estar mais cheio que o meu? Como um negócio tão parecido com o meu quebrou tão rápido? Não se amedronte ao responder essas questões. Analise o seu concorrente, veja o que ele está errando e o que está acertando, e busque outros caminhos em seu empreendimento. Sendo assim, não pague para ver se o mesmo pode acontecer com você, afinal, errar custa caro.

Analisar seu concorrente não significa copia-lo. Autenticidade também é um ponto extremamente importante, cada atendimento requer uma demanda específica, e é seu cliente quer se sentir uma pessoa especial.

 

Fidelizar o consumidor é mais difícil que conquistar um novo.

Outra estratégia primordial é atentar-se ao pós-venda. Prestar atenção nessa etapa ajudará na fidelização do cliente, além de aumentar a credibilidade da marca. Não se esqueça que o atendimento não termina quando a venda está encerrada.

Atente-se às métricas, monitorando-as com frequência, assim isso irá mostrar se as estratégias que você está pondo em prática estão corretas e estão dando bons resultados.

Avalie o tempo médio do atendimento, responsável por medir o tempo que o agente demora para resolver o problema do cliente. O tempo de primeira resposta, decerto indicará quanto tempo a equipe de suporte levou para apresentar o primeiro retorno para o cliente. E o número de atendimentos resolvidos no primeiro contato, que apresenta quantas solicitações seus funcionários resolveram antes de passar o cliente para outro setor.

Essas métricas irão medir a performance da sua equipe em um contexto geral e a de cada atendente, assim você terá uma visão dos pontos de melhoria no atendimento.

Quer receber materiais exclusivos sobre gestão para comércio diretamente em seu e-mail?

Se inscreva no formulário abaixo 😁

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][vc_column_text]

Excelência no atendimento: o jeito certo de surpreender seu cliente.

Agora que você já conhece a importância de um atendimento de excelência e conheceu algumas estratégias para por em prática no seu negócio, veja 5 dicas para surpreender o consumidor de maneira positiva, e com pequenas ações.

  1. Focando em uma comunicação personalizada, busque chamar seu cliente pelo nome.
  2. Crie conexões emocionais, vá além da prestação de serviço.
  3. Seja um parceiro do seu consumidor. Quando você falhar e ele apontar esse deslize, mostre que você aprendeu com isso e ofereça algo que possa compensar o seu erro.
  4. Negocie de modo que os dois saiam ganhando. Não queira tirar vantagem.
  5. Prepare toda equipe para atender reclamações, seu cliente se sentirá surpreso ao ter um problema resolvido logo de cara.

Clientes surpresos irão promover e defender sua marca, desse modo, sempre estarão preparados para indicar seus serviços.

Dedique-se ao seu empreendimento, busque melhorias e alternativas visando o crescimento da empresa, certamente obterá bons resultados e se destacará dentre a competitividade do mercado. A excelência no atendimento pode ser a chave no seu negócio.

 

Fidelize seu cliente hoje mesmo

 

Conheça o sistema que vai ajudar você a fidelizar seus clientes e conquistar o sucesso no seu negócio.

Cadastre seus clientes:
Tenha, sempre na palma da mão, a lista dos clientes mais assíduos e transforme assim informação em benefícios para o seu negócio e para os seus consumidores.

Recompense:
Crie promoções exclusivas, que ajudam a manter e conquistar mais vendas e pedidos para o seu empreendimento.

Fidelize:
Planeje estratégias de vendas para gerar o retorno de seus clientes, aumentando seus resultados e assim mantendo a  relevância da sua marca.

Acesse no site e saiba mais sobre o Fidelizei

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment