Segundo levantamento feito pela PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp divulgado em 26 de agosto de 2020, o mercado de comércio online cresceu cerca de 40,7% entre 2019 e 2020, atingindo 1,3 milhões de lojas virtuais. Entre os dois anos anteriores o resultado havia sido de 37,6%. Podemos ver que ter uma loja virtual se tornou uma opção buscada por muitos.
Dessa forma, podemos ver que a quarentena gerou um aumento nas formas digitais de comércio. Uma loja virtual é capaz de vender diferentes produtos, tendo como grande ponto positivo a possibilidade de aumentar seu negócio, visto que seu espaço físico não requer necessariamente um espaço físico.
Atualmente é possível que empresas e empreendedores criem uma loja virtual em poucos minutos, afinal, existem inúmeras plataformas e sistemas de gerenciamento para lojas virtuais que permitem tal recurso.
Em pesquisa realizada por We Are Social e Hootsuite, os brasileiros passam mais de nove horas por dia conectados à internet, além de apresentar resultados expressivos em e-commerce, apontando um faturamento de R$ 133 bilhões apenas no ano de 2018.
Algumas dicas podem te auxiliar a melhorar os resultados da sua loja virtual, além de nortearem suas próximas ações.
Busque gerar tráfego orgânico
Tráfego orgânico é gerado sem investimento monetário e para atingi-lo é necessário adotar algumas estratégias de SEO nas páginas da sua loja virtual, a fim de obter boas posições em mecanismos de buscas como o Google. Para isso, atente-se a alguns aspectos necessários que irão otimizar o seu site.
Uma boa opção é criar um blog integrado ao seu site, com o objetivo de criar conteúdo sobre o nicho da sua loja virtual. Busque otimizar os resultados utilizando palavras-chaves.
Além disso, corrija os erros apresentados no código do site, dessa forma você irá obter melhores resultados nos buscadores. Algumas ferramentas como Google Search Console poderão te ajudar a encontrar esses detalhes.
Tenha um site com interface adaptável para dispositivos móveis
Atualmente o Brasil possui cerca de 424 milhões de dispositivos digitais em uso, segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia realizada em 2020. Dessa forma, podemos ver a necessidade da interface da sua loja virtual ser adaptável para diferentes dispositivos moveis, assim ela se tornará mais inclusiva a todos os potenciais consumidores.
Ative diferentes métodos de pagamento
Permitir que o usuário escolha a forma de pagamento que irá utilizar na sua loja virtual faz com que realmente qualquer usuário que queira comprar em sua loja, possa assim fazê-lo. Portanto, busque oferecer métodos de cartão variados, além da opção de boleto.
Invista em diferentes landing pages
As landing pages são paginas que buscam a conversão de visitantes em leads, por meio de ofertas ou propostas de alto valor, incluindo um formulário para cadastro de informações gerais sobre a oferta.
Trace estratégias de e-mail marketing
Inclua os e-mails marketing nas estratégias de sucesso de sua loja virtual, afim de nutrir leads, ajudando-os a passar pelas etapas do funil de vendas e consequentemente aumentando as vendas.
Além disso, o e-mail marketing é capaz de divulgar descontos, produtos e até mesmo fazer chamada de vendas.
Sendo assim, não esqueça de priorizar a segmentação dos clientes ao realizar o disparo dos e-mails.
Utilize os pop-ups com inteligência
Faça uso desses recursos com o objetivo de oferecer cupom de desconto, ou gerar inscrições em newsletter. Assim como, receber materiais, como por exemplo um manual de um produto.
Escale a equipe de marketing
Para obter resultados expressivos sem precisar aumentar seu time de marketing escale sua equipe para funções específicas. Além disso, busque incorporar novas estratégias de marketing que contem com ferramentas de automação de parte do trabalho. Poupe algumas execuções do seu time e direcionando os esforços para o planejamento e implementação de novas estratégias.
Utilize as Redes Sociais como forma de gerar tráfego
As redes sociais poderão auxiliar sua loja virtual de forma expressiva. Capriche na qualidade do conteúdo das suas mídias e encontre uma maneira de engajar seu publico através de postagens que resolvam os problemas da vida deles, mas para isso, busque conhecer muito bem sua audiência, primeiramente.
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Uma forma de atrair visitantes para sua loja virtual é pagando por isso, através de algumas plataformas, como:
- Google Ads;
- LinkedIn Ads;
- Twitter Ads;
- Anúncios do Facebook;
- Anúncios do Instagram.
Outro ponto relevante é que os tráfegos pagos possibilitam uma melhor mensuração dos resultados, com a ajuda de alguns indicadores como o ROI (Return On Investment).
Faça o pós-venda
Investir no pós-venda mesmo no comércio eletrônico é um bom jeito de fidelizar seus clientes, pois oferece comodidade e abre portas para aquisição de outros produtos.
Além disso, você pode conhecer os hábitos de compra de cada cliente, a fim de evitar, por exemplo, e-mails oferecendo itens que já tenham sido adquiridos.
Portanto, pergunte sempre como foi a experiência de compra, envie um e-mail agradecendo as aquisições ou até mesmo informando com detalhes o prazo de entrega.
Utilize um sistema de recuperação de carrinho
Um sistema de recuperação de carrinho em sua loja virtual, unido as informações do usuário, permite que você saiba quando e qual produto foi escolhido, mas não comprado, ou seja, não teve uma compra finalizada. Essa informação permite que você entre em contato com o cliente de forma sutil a fim de saber o motivo da desistência. É ideal também que você envie um cupom de desconto, que o convença de finalizar a compra. Essas ações podem ser chamadas de “pós não venda”.
Os recursos citados, além de muitos outros, unidos a produtos de qualidade, podem levar sua loja virtual a obter os resultados tão almejados.
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