Setor Alimentício: Conheça 5 dicas para quem está iniciando no segmento.

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

O sonho de ter o próprio negócio tem motivado muitas pessoas a investirem no setor alimentício, porém ser um empreendedor da alimentação é um desafio grande.

Se alimentar é uma necessidade humana, e sempre haverá demanda. Essa é uma afirmação comumente feita por pessoas que estão começando a investir no setor de alimentação fora do lar. De modo geral, a pandemia do covid-19 alterou o estilo de vida das pessoas, que passaram a consumir mais nos canais de delivery. O primeiro semestre de 2020 apresentou crescimento de 0,8% em faturamento e 2,7% em produção física na indústria brasileira de alimentos e bebidas segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Empresas voltadas para esse ramo têm conquistado espaço tanto no segmento físico quanto online, mas o sucesso não vem concomitante com a abertura do negócio.

Busque traçar ações estratégicas e planejamento, no marketing, nas finanças e em todos os outros pontos que exigem um estabelecimento de alimentação fora do lar.

Afim de torná-lo um empreendedor precisa ser visionário, pronto para uma jornada empresarial, elencamos cinco pontos que podem te auxiliar no inicio dessa trajetória.

Quer receber materiais exclusivos sobre gestão para comércio diretamente em seu e-mail?

Se inscreva no formulário abaixo 😁 

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][vc_column_text]

Fique atento para as dicas

  1. Defina um ponto comercial: conheça bem quais são os atrativos da região que busca instalar seu empreendimento, e priorize um local com bom fluxo de pessoas, próximo à bancos, praças, shoppings e afins.
  2. Acostume-se com a rotina. O setor alimentício exige uma rotina intensa, comumente operando aos finais de semana e feriados, portanto, tenha certeza do caminho que está querendo traçar, caso a rotina de trabalho não te apeteça, pois terceirizar todas as funções nem sempre é uma boa ideia e você precisará se fazer presente com frequência no local.
  3. Esteja atento às tendências. Não se deixe levar por modismos, a impulsividade não é uma característica positiva no mundo dos negócios, muito menos no ramo de alimentos. Analise se seu negócio não está seguindo uma tendência, então pesquise bastante, veja como o mercado está se comportando, amplie seus horizontes e esteja inteirado do que está acontecendo em outras regiões em relação ao seu setor.
  4. Tenha bons fornecedores. Um bom restaurante demanda insumos, equipamentos e serviços bem distribuídos, sendo assim, escolha bem seus parceiros e fornecedores, isso é fundamental. A qualidade dos alimentos servidos em seu restaurante estará diretamente ligada aos ingredientes utilizados na produção. Procure o equilibro entre custos de rentabilidade do negócio e a qualidade fornecida nos pratos.
  5. Busque uma equipe eficiente. Agilidade e boa educação são pré-requisitos para funcionários de um restaurante. Assim sua equipe deve sempre manter a aparência bem asseada, transmitir a sensação de cuidado e higiene, além de prezarem pela organização e limpeza do estabelecimento.

 

E aí, anotou todas as dicas?

Esses e outros pontos devem ser levados em consideração ao surgir a ideia de abrir um negócio no setor de alimentação fora do lar. Este é um ramo de extrema responsabilidade que fornece alimento para terceiros, pois possui grande competitividade de mercado.

Esteja preparado para atender um público muito exigente, não desista frente as adversidades. Acompanhe nosso conteúdo e receba mais dicas de gestão de negócios.

 

Em busca de uma solução para o seu Negócio?

Sabemos que é imprescindível no inicio de qualquer empreendimento utilizar ferramentas ou soluções que ajudem na gestão de seu negócio. Então o certo a se fazer é iniciar já com algumas ferramentas para segmentar e gerenciar sua empresa, e não ter problemas no futuro.

 

Fique a vontade para conhecer algumas soluções que a Integra Sistemas oferece.  Possuímos uma gama de soluções que vão de encontro com o setor alimentício, módulos de: compra, venda, controle de estoque, relatórios, identificação dos clientes e funcionários, impressão por setor, comanda eletrônica e muito mais.

Acesse no site e confira nossos módulos do Blue Sky

Qualquer dúvida, ficamos a disposição! Um abraço e boa sorte! 😍[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment