Cinco erros que podem levar seu negócio a falência

Segundo pesquisa do IGBE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), seis em cada dez empresas fecham as portas antes mesmo de completarem cinco anos de idade, porém alguns erros básicos de gestão são cometidos até que os empresários notem que seus negócios estão à beira da falência, desse modo acabando à mercê de uma crise econômica. Conheça cinco erros comuns cometidos e posteriormente veja algumas soluções.

Algumas falhas comuns podem ser elencadas, afim de serem evitadas posteriormente. Veja algumas dicas:

 

Desconhecer o mercado em que está buscando adentrar pode ser um equivoco gravíssimo.

Ter visão estratégica do seu negócio é uma das maiores virtudes de um empreendedor de sucesso, portanto, conheça o mercado em que irá atuar, igualmente, defina o seu público-alvo, fornecedores e concorrentes.

 

Não ser negligente nos processos requeridos em um empreendimento é de extrema importância.

Tenha informações sobre seus próprios clientes, conheça-os, não espere que sua clientela venha através de um passe de mágica e não fique de braços cruzados, trabalhe e ponha a mão na massa. Atente-se para o tripé: processos, pessoas e tecnologia. Para ganhar eficiência transforme processos internos, redesenhe-os, faça com que todas as áreas atuem em completa harmonia, planejando, organizando, direcionando e controlando cada processo.

 

Uma equipe desengajada pode levar a uma queda de produtividade.

Comunique-se de maneira correta com seus funcionários, diga o que espera de cada um deles, e sobretudo expresse confiança expondo seus objetivos para que andem todos na mesma direção, afinal de contas, o sucesso da empresa será o sucesso de todos. Uma equipe sem o feedback necessário, não encontrará propósito no trabalho.

 

Não ter o controle dos acontecimentos sob a palma de suas mãos põe seu negócio frente a riscos gravíssimos.

Esteja inserido na rotina produtiva da empresa e tenha um controle eficiente de todos os processos, desse modo, responsabilizando-se por obter informações sobre o desempenho de cada planejamento estratégico e corrija-os se necessário. Atente-se para quatro atividades principais: definição de indicadores de desempenho, mensuração do desempenho através desses indicadores, comparação entre o esperado e o executado, assim como a adoção de ações preventivas capazes de corrigir possíveis desvios detectados.

 

Ineficiência de estoque.

Saber quais produtos possuem maior giro pode te ajudar a planejar as reposições, datas de compra, sobretudo negociações junto aos fornecedores. Por isso, o empreendedor deve estar ciente da rotatividade dos produtos fornecidos. Uma solução seria o software Blue Sky da Integra Sistemas, que auxilia na gestão e no controle do estoque, permitindo assim o acesso as suas vendas em tempo real, atualizando as informações da sua equipe através de um smartphone, e fornecendo relatórios periódicos sobre as vendas, estoque, compras e financeiros com indicadores de todas as lojas. Um meio de administrar sua empresa de qualquer lugar a qualquer hora, de maneira online e em tempo real.

Indicadores de maus resultados…

Alguns indicadores apontam se as coisas não estão indo bem em seu negócio. Veja:

  • Aumento do endividamento bancário;
  • Pagamentos atrasados a funcionários e fornecedores;
  • Acúmulo de passivos tributários;
  • Prejuízos constantes ou queda expressiva nos lucros.

Fazer vista grossa para estes cinco erros pode levar ao fracasso de maneira irreversível. Assegure-se de que está seguindo os caminhos corretos em seu negócio e prepare-se previamente para contratempos que poderão surgir ao longo de sua caminhada empresarial. Boa sorte!

Leave a Comment