Gerar clientes no instagram: confira 9 ações que te auxiliarão nisso

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

Além de ser a rede social favorita dos millennials, o Instagram figura como uma poderosa ferramenta para aumentar suas vendas e gerar clientes.

Ano após ano, o Instagram registra um crescimento exponencial. Este movimento ficou ainda mais evidente depois que a gigante das redes sociais – o Facebook – comprou a empresa e, mais tarde, acrescentou a função “Stories” ao aplicativo. Com mais de 500 milhões de usuários, entre marcas e pessoas físicas ao redor do mundo, a rede social favorita dos millennials virou uma importante ferramenta para as marcas promoverem seus produtos.

Considerando essa expansão é fundamental que as lojas online dirijam parte da sua estratégia de marketing digital para esta rede social. Afinal, é preciso aproveitar este boom do Instagram para posicionar melhor sua marca e potencializar as vendas do seu e-commerce.

Para te ajudar a construir uma estratégia ou melhorar suas ações listamos 9 passos fundamentais para atrair clientes no Instagram. Descubra se está fazendo um bom trabalho ou se precisa prestar mais atenção em alguns destes itens:

1 – Escolha as hashtags adequadas

As palavras que acompanham a legenda das suas publicações são chamadas de hashtags e não devem ser escolhidas de forma aleatória. Busque sempre colocar palavras ou expressões que tenham relação com o seu setor, produto ou o assunto que quer inserir a sua marca.

Não basta colocar várias hashtags. É preciso analisar com cuidado, observar em que tipo de publicação aquelas palavras aparecem e com que frequência são utilizadas. Por fim, escolha entre 5 e 10 para acompanhar o seu post e ajudar que seu conteúdo apareça no motor de buscas do Instagram.

Na dúvida, você pode pesquisar o nome do seu produto ou da sua marca em aplicativos de sugestão de hashtags pagos e gratuitos. Estas ferramentas dão sugestões de hashtags relacionadas e a frequência de sua utilização, assim você consegue decidir quais as melhores palavras para utilizar.

2 – Instagram Stories

A ideia de produzir um conteúdo que irá desaparecer em 24 horas não deve desencorajá-lo. Os millennials, por exemplo, passam 12 horas por dia conectados à Internet, segundo estudos que analisam o comportamento dos usuários. “O futuro digital em perspectiva”, da empresa ComScore, assegura que somente no Brasil 20% dos usuários passam o tempo vendo vídeos, 15% nas redes sociais e outros 15% em aplicativos de mensagem. Na Argentina o cenário se inverte: 15% em multimídia, 20% em redes sociais e 15% em mensageiros. Estes dados estatísticos são chaves para que entendas que, ainda que o vídeo vá desaparecer em 24 horas, poderá captar a atenção de milhões de seguidores.

Estes jovens valorizam os conteúdos efêmeros. Por isso, é importante aproveitar este formato para captar a atenção desse público, gerar conexão com a sua marca e tráfego para sua loja – inserindo links nos Stories e usando a opção “Swipe up” (arrastar para cima) do aplicativo.

3 – Concursos e Promoções

Os concursos e promoções têm a mesma lógica em todos os canais. Os compradores, ao encontrarem as palavras “oferta” ou “ganhe”, não podem evitar o impulso de ver sobre o que se trata.

Se falamos de concursos, no Instagram você pode marcar os usuários e, desta maneira, atrair novos seguidores. Neste sentido, a ideia é segmentar bem o público ao qual está direcionado o seu e-commerce e pensar concursos desenhados especialmente para eles.

Vale destacar que as regras precisam estar claras para que não haja mal entendidos e que este prêmio seja suficientemente atrativo para sua audiência. E, antes de colocar o concurso no ar, certifique-se de que está em conformidade com a legislação vigente para esse tipo de ação de marketing.

Quer receber materiais exclusivos sobre marketing digital diretamente em seu e-mail?

Se inscreva no formulário abaixo 😁 

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][vc_column_text]

4 – Conteúdos emocionais e com valor agregado

Os usuários buscam emoções ao entrar nesta rede social. Por isso, ofereça conteúdos emocionais e com valor agregado na hora de fazer publicações. Seja através de fotos ou vídeos, seu e-commerce precisa se concentrar em gerar empatia.

Uma maneira de saber se está seguindo por um bom caminho é mensurar – quantitativa e qualitativamente – as interações com o público.

Para gerar conteúdo com valor agregado, é preciso conhecer a audiência e saber quais são seus interesses. É importante que não vejam um objetivo comercial nestas publicações. Se a sua loja vende maquiagem, por exemplo, oferecer dicas sobre a make perfeita para uma festa vai gerar mais proximidade com o público do que um anúncio publicitário só com a foto do produto, sem contexto.

5 – Siga as pessoas certas

Seja seletivo com as contas que irá seguir para segmentar melhor o seu público. Criar um perfil adequado no Instagram tem que ser um dos seus objetivos. De acordo com o setor que está inserido, tente encontrar as melhores referências e passe a segui-las. Isso facilitará a tarefa ao gerar seu próprio público.

 

6 – Os vídeos são tão importantes quanto as fotos

É por isso que ambos tem que ter qualidade. Seja criativo na hora de escolher as imagens – seja para vídeos ou fotos – com as quais a empresa vai se apresentar. Afinal, nesses tempos, as imagens dizem muitos mais que as palavras.

Cada publicação deve ter uma produção de qualidade que mostre que o seu e-commerce é inovador e está por dentro das últimas tendências.

Dê atenção especial aos vídeos, que podem funcionar como uma publicidade: a mensagem precisa estar clara e o conteúdo deve ser atrativo para o público. Aproveite os recursos disponibilizados pelo Instagram, como os filtros que podem fazer de uma foto ou um vídeo algo muito mais original.

 

7 – Interaja com o público

Não adianta só fazer publicações, é preciso participar deste espaço. Com um simples “curtir”, sua loja pode começar uma relação com um possível novo cliente. Então aproveite para responder possíveis perguntas, sugestões ou reclamações.

Também é importante levar em conta que, por ser uma comunidade, você pode começar o processo de venda no Instagram. Como? Coloque links da sua loja ou de uma publicação específica e os usuários do Instagram podem comprar diretamente da rede social.

8 – Trabalhe com influenciadores

Escolha algum influenciador para promover os seus produtos. Hoje, os influencers são pessoas com milhões de seguidores que com uma simples publicação em suas contas podem ajudá-lo a aumentar suas vendas.

Você pode se aproximar de alguém e oferecer um presente especial para anunciar ou você pode simplesmente marcá-lo em uma de suas publicações. Não precisa marcá-lo em todos os posts, apenas naqueles que tenham alguma relação com a marca.

 

9 – Instagram conta com um guia para empresas

Para saber como está funcionando a campanha de marketing no Instagram é necessário ter contato com as métricas. Em toda estratégia digital, os dados coletados através destas análises ajudam a saber se os esforços estão bem direcionados.

O Instagram é um dos canais mais efetivos para aumentar suas vendas, mas precisa saber usá-lo. Cada uma das publicações que fizer nesta rede social tem que ter um sentido: seja a estética das fotos ou vídeos que publicar para gerar emoções, seja a escolha dos usuários que irá seguir. Tem que estar atento às métricas e também às últimas tendências que vão aparecendo. Mas, sem dúvida, o que não deve perder de vista são os influenciadores. Eles podem fazer as coisas muito mais fáceis.

Para saber mais dicas como essas acesse o site da Integra Sistemas e confira.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment