Gerar Leads: veja como atingir esse objetivo nas Redes Sociais

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As redes sociais são um grande instrumento para aumentar a divulgação e consequentemente as vendas de uma empresa. Veja agora algumas dicas e formas de gerar leads engajados nas mídias sociais.

Essas ferramentas têm um poder enorme de gerar leads rapidamente e engajar o público, melhorando a visibilidade de uma marca.

Mas para que as redes sociais consigam gerar leads, é necessário influenciar o público com conteúdo pertinente e atrativo.

Ou seja, mais do que estar na internet, é preciso planejar como será o processo de criação e divulgação do conteúdo para atrair pessoas nesses canais.

 

Confira algumas dicas

Veja neste post o que são as redes sociais e como fazer um bom uso dessas ferramentas para gerar conteúdo rico para seus seguidores:

As redes sociais são plataformas que conectam pessoas e ajudam no compartilhamento de informações. Atualmente, são usadas tanto para uso pessoal como para uso profissional ou comercial.

Nessas plataformas os usuários criam seus perfis pessoais ou páginas. As pessoas interagem e buscam informações de acordo com seus valores, interesses, entre outros tipos de afinidades que podem conectar as pessoas.

Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas para utilizar anúncios pagos. Com um valor bem menor que a mídia tradicional, é possível aumentar a visibilidade da sua empresa e gerar leads qualificados.

Dessa forma, se uma empresa deseja ampliar seu relacionamento com os usuários e clientes, é preciso acompanhar as tendências de marketing digital e manter uma forte presença nas redes.

Se ainda existe dúvida em entrar nas redes sociais, veja os principais motivos para a empresas estar presente nas redes sociais.

 

Principais Redes Sociais…

As principais redes sociais para gerar leads no Brasil (Facebook/Instagram /LinkedIn/Twitter)

São diversas redes sociais que podem ser utilizadas para criação de conteúdo e geração de leads rapidamente. Confira quais são as principais redes sociais e as vantagens na sua utilização:

Cada segmento de empresa tem um canal ou vários canais nas redes sociais que o público mais acessa e interage.

O papel da empresa é criar campanhas digitais nesses canais e analisar aquele que atenda o objetivo de negócio.

Os objetivos de negócios pode ser vários como:

  • Gerar leads;
  • Lembrança da marca;
  • Relacionamento com o público;
  • Entre outros.

Conheça as principais redes sociais e os pontos fortes de cada uma.

Facebook

O Facebook é a maior rede social na atualidade e ostenta a marca de 2,6 bilhões de usuários no mundo todo. Somente no Brasil, o número de usuários chega a 127 milhões de pessoas.

Pontos fortes:

  • Popularidade: quase todo mundo usa a rede social;
  • Permite a segmentação de pessoas por meio de grupos;
  • Facebook ADS: anúncio segmentado para o público ideal.

 

Instagram

O Instagram chegou recentemente à marca de 1 bilhão de usuários em sua plataforma. No Brasil, 50 milhões de brasileiros usam essa rede social diariamente.

Pontos fortes:

  • Permite impulsionamento de conteúdo por meio do Instagram ADS;
  • Cria diferentes segmentações e atinge um público específico;
  • A ferramenta Stories permite divulgar conteúdos e interagir com o público, além de contar com métricas de cada história.

Estratégias no Instagram estão entre as principais estratégias conjuntas do marketing digital para atrair tráfego, divulgar marca e ampliar o alcance nas redes sociais.

 

Twitter

A rede social Twitter conta mais de 300 milhões de usuários ativos no mundo. Destaca-se pela simplicidade do uso e pelo poder de viralização dos conteúdos. Basta ver os diversos prints de postagens feitas no Twitter que são espalhadas por todas as redes sociais.

Isso demonstra seu poder de atrair e engajar as pessoas com conteúdo simples e eficazes.

Os usuários podem criar post de até 280 caracteres. Ou seja, é uma ferramenta que permite que o usuário publique atualizações a todo o momento.

Pontos fortes:

  • Possibilidade de atrair o público do Twitter para sua página principal, como seu site ou blog;
  • Possui uma campanha específica para geração de leads. Você anuncia por meio do Twitter ADS e só paga por lead que for gerado.

 

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social voltada ao mundo profissional. Ela permite gerar conexões e envolver diversos profissionais com conteúdo e informações pertinentes à área de negócios.

E nesse ponto é uma ótima opção divulgar e criar conteúdos no LinkedIn, pois torna sua empresa referência no assunto e oferece visibilidade de sua empresa para profissionais de vários nichos de mercado.

Pontos fortes:

  • Público qualificado;
  • Ideal para estabelecer conexões de negócios, tanto B2B como B2C.

 

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Como gerar conteúdo rico/relevante nas redes sociais?

Antes de criar um conteúdo, pense qual o principal problema o produto ou serviço que a empresa resolve.

Muitas empresas cometem um erro. Criam um produto/serviço e depois pesquisa uma segmentação para vender.

O caminho mais rápido para gerar resultado é pensar em qual problema a empresa revolver com o produto ou serviço ofertado.

Para que sua empresa consiga criar conteúdo rico e relevante nas redes sociais, você precisa seguir os seguintes passos:

1º- Defina uma persona:

Cada produto ou serviço apresenta uma persona ideal. Definir quem é essa pessoa o ajuda a pensar em um conteúdo relevante.

 

2º- Qual rede social ela usa:

Sua persona pode estar em uma ou em várias redes sociais ao mesmo tempo. Dessa forma, escolher qual terá mais impacto ou manter a presença em todas as redes sociais deve ser uma estratégia a ser pensada.

 

3º- Formato do conteúdo:

Pensar no formato da mídia é outra estratégia. A persona pode gostar só de texto, só de áudio ou só de vídeos, por exemplo. Desse modo, criar conteúdo alternados pode ser a saída. Mas se a persona tende a consumir um formato específico, vale mais a pena investir nisso.

 

4º- Ajuste o conteúdo à etapa certa do funil de vendas:

Saber em que etapa do funil de vendas sua persona se encontra é muito importante para gerar conteúdo relevante. Um conteúdo desalinhado a essa estratégia pode ser ineficaz.

 

5º- CTA:

O que você deseja que a pessoa faça após consumir o conteúdo? Crie essa estratégia e avalie qual é a interação que melhor gerará um lead para sua empresa.

 

1ª Etapa – Definição de Personas

Antes de qualquer coisa, como já dissemos aqui, é preciso definir as personas que façam sentido para o seu negócio. Mas por quê? Se você não tiver a sua persona criada, ao realizar ações, você pode atingir pessoas que não possuem poder de decisão para comprar ou simplesmente não se enquadram nas características do seu público alvo.

Com a persona definida, você conseguirá focar nos perfis certos para gerar leads.
Assim, suas estratégias serão realmente eficazes com resultados positivos.

 

2ª Etapa – Conheça as Redes Sociais certas

Após definir as personas, você conseguirá identificar de forma mais fácil em quais redes sociais o seu público-alvo está e a maneira mais fácil de encontra-lo.

Suponhamos que, a sua persona tenha o cargo de Gerente no segmento de logística e que a empresa com melhor fit possua de 50 a 150 funcionários.

Onde você encontraria de forma mais fácil este perfil? A resposta é que poderia ser no LinkedIn.

 

3ª Etapa: Conheças as possibilidades de cada Rede Social

Agora que você definiu onde os seus esforços serão focados, você precisa conhecer as redes sociais para entender como gerar leads em cada uma delas.

 

Vamos começar com o Facebook:

O Facebook pode ser uma excelente fonte para gerar leads. Isso se dá pelos simples fatos de que a rede social possui uma base de mais de 127 milhões de usuários mensais no Brasil e por permitir segmentações importantes.

Veja algumas formas de utiliza o Facebook para captar leads:

Facebook Ads e Remarketing

Com toda certa o Facebook Ads é um dos meios mais eficazes para encontrar o seu público-alvo e olha só, ele pode ser usado tanto para negócios B2C quanto para B2B.

Vale lembrar que, a sua oferta no Ads deve ser bem específica e não genérica, com isso, você não dispersa seu tráfego e direciona ele para um único fim.

O Facebook Ads já é excelente, mas realizar estratégicas de remarketing pode permitir que você vá ainda mais longe. Como funciona? Para usar, você precisa instalar um pixel de conversão no seu site. Quando instalar, você poderá fazer o anúncio baseado nas páginas em que o seu visitante já passou.

Imagine que o seu negócio é um ecommerce e tem aqueles visitantes que adicionam itens no seu carro, mas, no final, abandonam. Você poderá “persegui-lo” em suas redes oferecendo descontos para o produto que ele gostaria.

Grupos no Facebook

Ao criar conteúdos relevantes e com chamadas atrativas para os grupos do Facebook você tem algumas vantagens, como:

  • Pode ser bastante segmentado;
  • É gratuito;
  • É simples manter a cadência do seu planejamento de conteúdo.

Postagem na Fan Page

A sua Fan Page é o canal que você consegue falar de maneira mais próxima do seu público-alvo, afinal, ele segue você. Com as publicações, você pode direcionar o seu tráfego para conteúdos do seu blog e landing pages.

Aproveite para explorar as segmentações que o Facebook permite e tente ter uma comunicação exclusiva para cada persona.

 

LinkedIn

Criar conteúdos no LinkedIn tem como a sua principal vantagem é a qualificação do público que faz parte desta rede. Por isso, é importante ter conexões e seguidores e, acima de tudo, cultivar e nutrir com conteúdos relevantes.

LinkedIn Ads

Em sua maioria, os usuários do LinkedIn não estão nas demais redes sociais. Por isso, é importante aproveitar o In para encontrar esse público que você não encontraria em outra mídia.

Você pode realizar anúncios B2B segmentados para alcançar mais resultados, além de usar uma das novidades do LinkedIn, o Lookalike.

Grupos no LinkedIn

Os grupos do LinkedIn lembram os grupos do Facebook, a diferença é que o In é voltado exclusivamente voltado para a área profissional, garantindo mais precisão na segmentação.

Instagram Ads

O Instagram é uma rede social com algumas limitações orgânicas, mas na hora de fazer anúncios, essas limitações desaparecem. Perfis comerciais podem impulsionar posts, stories e criar ads para várias segmentações. Aqui, é legal mandar os seguidores para landing pages.

 

4ª Etapa – Gere conteúdos relevantes

Criar conteúdos relevantes para nutrir as personas já proporciona resultados positivos.

Antes de qualquer coisa, se pergunte: quem é a pessoa que estou mandando esse conteúdo? Afinal, um lead que está na fase de conhecer o seu problema ainda não está pronto para comprar, do mesmo modo que, para um lead que está na fase de decisão de compra, não fará sentindo abordar temas do topo de funil.

Por isso, saiba nutrir seus leads de acordo com o seu estágio de funil.

 

5ª e última etapa – Torne seus visitantes em leads

Este é o passo importante, caso contrário, todo aquele trabalho será em vão. O que é muito comum é que as Landing Pages é a possibilidade do lead converter por meio do seu perfil no Facebook, por exemplo.

Ele não precisará preencher os campos da LP, mas sim clicar em “preencher com o Facebook” e autorizar, logo as informações serão preenchidas de forma automática.

Uma outra vantagem é qualificar lead no momento em que é feito o cadastro, ainda que seja uma conversão de topo de funil, com o LinkedIn, ele já informa no momento da conversão informações como: segmento da empresa, nome da empresa, cargo e algumas outras informações.

Pense em utilizar uma ferramenta de qualificação de lead que poderá identificar se ele pode ser encaminhado para estágios mais avançados na jornada de compra e, assim, reduzir o ciclo de vendas.

E aí, anotou todas as dicas? 🤗

Esperamos que você tenha tirado bons insights desse artigo que fizemos com muita dedicação. Fique por dentro de nosso blog. Aqui você encontra dicas e tutoriais para melhorar ainda mais a gestão de seu negócio. 🤟

 

 

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