Tendências de Marketing Digital para 2021 e como introduzi-las

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]

O ano de 2020 apresentou grandes novidades para que as empresas atuassem nas redes sociais.

A pandemia ensinou que todos devem se reinventar constantemente e escancarou a necessidade de estar presente nas mídias, devido a conexão sem fronteiras que esse recurso permite.

Sendo assim, o marketing digital obteve um crescimento exponencial abrindo precedentes para novas tendências que virão em 2021.

Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, as pessoas apresentaram hábitos de consumo totalmente diferentes devido a pandemia de COVID-19 durante o ano de 2020, apontando inclusive um grande aumento das compras online e uma redução das visitas às lojas físicas.

Por isso, listamos algumas das principais tendências de marketing digital que estarão presentes nesse novo ano, para que você já esteja preparado e atento as novidades do mercado. Confira agora algumas delas:

 

Marketing através de micro influenciadores

Uma grande tendência tem sido o marketing de influência, uma tática já bastante utilizada por diversas marcas, porém essa estratégia visava estabelecer parcerias com grandes influenciadores, entretanto, em 2021 esse cenário irá mudar.

A nova geração de micro influenciadores se tornou muito popular, tendo em vista o efeito que elas possuem nas decisões de compra.

Além disso, essa geração possui uma abordagem diferenciada e eficaz com o público alvo, pois geralmente lidam com um nicho específico.

 

Zero Clique estará cada vez mais forte

O Zero Clique é um comportamento que tem se tornado muito comum e virá com força em 2021.

A prática consiste na realização de uma busca por parte dos usuários através do Google, mas sem clicar em nenhum dos resultados apresentados pelo buscador.

O motivo pelo qual isso acontece é simples: a pessoa não precisa clicar para encontrar o que buscava, pois bem ali na SERP já estavam as informações procuradas.

Tendo em vista toda essa situação, vemos que atentar-se para as regras de SEO em 2021 será primordial, ainda que não tenha em foco um tráfego orgânico.

 

Lives e experiências em tempo real

Muitos eventos, apresentações e promoções de marcas foram realizados através de lives em diferentes plataformas de streaming no decorrer de 2020, pode se dizer que esta talvez tenha sido uma das principais formas de comunicação utilizada no ano.

Esse recurso fornece acessibilidade e grande capacidade de identificação, e se manterá forte durante o ano de 2021. Sendo assim, atente-se para continuar investindo nesse recurso.

Quer receber materiais exclusivos sobre marketing digital diretamente em seu e-mail?

Se inscreva no formulário abaixo 😁 

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][vc_column_text]

Expansão do TikTok e do Reels no Brasil

No âmbito nacional, o TikTok veio se consolidando no decorrer de 2020, e chegou a tornar-se o app mais baixado do mundo ainda no primeiro trimestre do ano.

De modo semelhante, o Instagram lançou uma função chamada Reels.

Ambas as ferramentas apresentaram importante papel no universo das mídias sociais.

Esses recursos mostram uma linguagem de conteúdo com vídeos rápidos e despreocupada com produções profissionais, explorando efeitos e trilhas.

Em 2021, o TikTok e o Reels entrarão em expansão e se tornarão importantes ferramentas de divulgação de conteúdo.

 

Aumento de marcas humanas e comprometidas com as Redes Sociais

Muitas marcas assumiram suas condições humanas e compreenderam suas funções em momentos de dificuldades a fim de se conectar com as pessoas.

As marcas que se humanizaram, obtiveram identificação dos consumidores. Afinal, o público atual busca por empresas comprometidas com as pessoas e o planeta, acima de lucro monetário.

Marcas que possuem propósitos e valores relevantes estarão em crescimento durante o ano de 2021.

 

O UGC virá com muita força

Se você ainda não conhece a sigla UGC, precisa já começar a se acostumar com ela, pois se tornará muito recorrente durante o ano que adentra.

Essa tendência de marketing digital consiste em um conteúdo gerado pelos usuários, o que dá nome a sigla citada, e representam as publicações dos usuários que podem ser aproveitas dentro da estratégia de marketing do seu negócio.

Apesar de não ser uma novidade muito grande, esse conceito acontece pois as marcas passaram a perceber a força da influencia de usuários comuns.

Afinal de contas, escancaram que as experiências com a marca funcionam de modo a ser uma prova social para outros consumidores comuns, tendo em vista que as pessoas confiam mais em pessoas com as quais sentem mais aproximação em um quesito de realidade e cotidiano.

 

Aumento expressivo do uso de Inteligência Artificial

As programações neolinguísticas e a inteligência artificial para processar dados tem sido cada vez mais utilizada para prever tendências com bases em dados existentes.

Sendo assim, podemos observar que esses recursos se tornarão cada vez mais essenciais para o desenvolvimento do marketing digital, proporcionando insights rápidos a fim de entender as expectativas do consumidor.

 

Passe a dar mais atenção ao Slow Content

Com volumes inacreditáveis de publicações, os produtores de conteúdos passaram a focar seus esforços no desenvolvimento de temas em detrimento de manter o grande fluxo que os algoritmos do Google e das demais redes sociais esperam.

Mas este pode ser um caminho tortuoso, no qual se abre mão de um quesito tão importante quanto, a qualidade dos conteúdos preparados.

Sendo assim, anote isso para as tendências de marketing de 2021: foque mais na qualidade dos seus conteúdos do que na quantidade de publicações.

Bons conteúdos agregam em credibilidade e valor para a persona, mostrando a identidade e a personalidade da marca.

Para saber mais informações e receber dicas sobre marketing digital e tendências para mídias sociais, acompanhe os conteúdos da Integra Sistemas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][/vc_column][/vc_row]

Leave a Comment