Hoje em dia é necessário ter um excelente sistema de entregas para alcançar um bom número de consumidores. Então, você sabe os 8 passos para implantar um delivery de sucesso?
Muitas pessoas acreditam que ao iniciar com o delivery basta apenas contratar mais funcionários para realizar as entregas e pronto… Mas, na verdade, o processo é muito mais complexo do que isso. Principalmente se você deseja que o seu delivery seja um sucesso e traga benefícios para o seu negócio.
Portanto, separamos um passo a passo com tudo que você precisa saber para implantar um sistema de delivery no seu estabelecimento.
A importância de um delivery de sucesso
Se você está no mercado alimentício nos dias de hoje é praticamente impossível você sobreviver se não tiver um sistema de delivery.
Afinal, ter um sistema de delivery no seu estabelecimento faz com que o seu alcance seja muito maior, além de que o delivery veio como uma válvula de escape para que os negócios sobrevivessem nesse momento atual.
Além disso, mesmo em tempos normais, cada vez mais as pessoas estão optando pela opção de delivery nos restaurantes, pizzarias, hamburguerias e afins. Pois, é uma excelente solução para as pessoas que estão na correria do dia a dia e não tem tempo para ir até algum lugar para realizar uma refeição.
Então, é com muita frequência que vemos as pessoas realizando seus pedidos via online. Optam procurar por estabelecimentos que possuem entregas para pedir suas refeições. Afinal, é:
- Prático;
- Econômico;
- Eficiente;
- E muito mais.
Mas, ao contrário do que muitos acreditam, começar a realizar entregas pode não ser tão simples assim. Não é simplesmente anunciar que vai começar a realizar delivery e pronto. Antes de tudo, você precisa de uma boa estrutura e de um sistema para gerenciar o seu estabelecimento e atender com agilidade os seus clientes.
Ou seja, para realmente atender bem a todos os pedidos que vierem de fora, você deve ter um sistema de gestão que os organize, para que nenhum pedido seja perdido, trocado ou atrasado.
Por isso, você precisa pensar bem no seu sistema de delivery e o implantar da melhor maneira possível.
Além de ser necessária uma boa estrutura que faça a coordenação e organização dos seus pedidos, são muitos os fatores que tornam o seu delivery um sucesso.
Por exemplo, hoje em dia, é preciso estabelecer estratégias de marketing para divulgar não apenas o seu negócio, mas também o seu delivery. Com isso, coisas como pum ótimo posicionamento em redes sociais e em aplicativos populares de entrega serão fundamentais para o seu sucesso.
Além de, claro, ter um bom relacionamento com o seu cliente, baseado em um bom atendimento e boa comunicação.
Passo a passo para ter um delivery de sucesso
“Tá ok, mas o que realmente preciso para ter um delivery de sucesso? Qual o segredo para isso?”
São muitos os fatores que irão tornar o seu serviço de entregas bom, satisfatório e eficiente. Antes de mais nada, é importante parar para refletir sobre o que você acha que pode trazer para o seu público alvo. Ou seja, o que irá te diferenciar.
Assim, antes de lançar o seu negócio em alguma plataforma de delivery, pare para pensar como você quer que seja esse processo e a impressão que você deseja causar no cliente.
É muito importante que isso seja bem pensado ao longo de todo o processo, realize um planejamento antes de iniciar. Caso contrário, você pode acabar com um delivery nada pessoal e problemático.
Portanto, para evitar esses problemas, fizemos um passo a passo de como ter um delivery de sucesso. Fique atento as dicas, tá bom?
1. Pense na estrutura do seu sistema de delivery de sucesso
A primeira coisa a se pensar é: “Como será o meu sistema de delivery?” “Como eu irei organizar os pedidos e as entregas?”
Pois, ao contrário do que muitos pensam, não basta anunciar no seu restaurante que você realiza delivery, ou até mesmo se inscrever em um aplicativo de entrega. Realizar o serviço de delivery demanda uma logística dentro do seu estabelecimento. Afinal, agora, além dos pedidos locais, você terá os pedidos externos, e isso pode causar uma grande confusão.
Portanto, pense como isso será organizado. Onde esses pedidos ficarão e como eles serão passados para os motoboys. Pois, se você não tem uma logística boa, será muito fácil perder, atrasar ou até mesmo errar alguns pedidos.
Então, a nossa dica é contratar um sistema que dá suporte a todo esse processo, como o Entrega Aki.
Sendo assim, será possível ter uma central de pedidos própria, que irá ajudar nesse processo, melhorando a operação e os seus resultados.
Com o Entrega Aki é possível oferecer aos clientes opções de realizar seus pedidos através do seu site (central própria), por aplicativo para smartphones e tablets ou ainda por uma central telefônica.
Ainda que, é um sistema que pode ser integrado a aplicativos de entrega, como iFood e UberEats, por exemplo.
Além disso, é importante nessa etapa já pensar também em algumas outras questões, como:
- Em quais aplicativos de entrega você quer estar presente?
- Para a sua região, é melhor contratar motoboy ou terceirizar?
- A sua cozinha está preparada para atender mais pedidos?
2. Organize a sua equipe
Uma vez que você já estabeleceu qual é o seu sistema de operação que irá utilizar e como você fará a logística do delivery, está na hora de organizar a sua equipe.
Afinal, se você fizer tudo certo, a tendência é que, com o delivery, as suas vendas aumentem. Pois, além dos pedidos usuais, agora você terá alguns extras para entrega. Portanto, é fundamental que seja feita uma organização interna com os seus funcionários e equipe.
Antes de mais nada, é necessário estabelecer quantas entregas você pretende realizar, por dia.
Dependendo da demanda, talvez seja necessário até mesmo aumentar a sua equipe. Além disso, vai ser necessária uma reorganização com os seus funcionários.
Pois, você deverá deixar alguém responsável pelo atendimento do delivery, ou seja, aquela pessoa que irá utilizar o sistema e fazer toda a logística. É importante que essa equipe não seja sobrecarregada para fazer um bom atendimento.
Além disso, uma dica é, se for um estabelecimento com atendimento no local, deixar um funcionário na cozinha responsável pelos pedidos do estabelecimento e outro apenas pelos pedidos do delivery.
Ainda, você deve pensar nos entregadores e em como você pode fidelizar eles para tornar o processo mais eficiente.
3. Pense no cardápio
Então, nesse momento, você deve escolher o que colocará no seu cardápio. Ou seja, o que irá oferecer no seu delivery.
Muitos donos de comércio acabam optando por colocar todo o leque de produtos no delivery, e isso é um erro gravíssimo. Portanto, organize o que você deseja ofertar. Sabemos que nem tudo vende bem ou viaja bem.
Simplifique e facilite a escolha do seu cliente ao escolher alguns pratos apenas para o cardápio de delivery. Faça uma pesquisa interna e veja o que da mais retorno para seu negócio. Geralmente, os seus pratos mais conhecidos e populares serão os mais procurados no delivery.
Além disso, faça um estudo de custos para ver qual prato lhe dá mais lucro e procure colocar esse também no seu cardápio de delivery.
Ainda, existem algumas comidas que não viajam bem se você optar por elas há o risco de não chegar tão satisfatória ao cliente. Evite esse tipo de comida!
Outra dica é montar o cardápio em categorias, como entrada e principais, para facilitar a visualização.
4. Escolha da embalagem
Uma coisa que pode parecer simples, na verdade, é um dos maiores desafios de um delivery de sucesso.
Escolher a embalagem é muito importante para o seu sucesso, pois, ela é responsável por:
- Manter a temperatura da sua comida;
- Garantir que ela chegue em ordem.
Portanto, a sua embalagem deve manter sempre a temperatura da sua comida. Você deve buscar uma embalagem que não esfrie ou esquente muito rápido. Pense bem no tamanho da embalagem, para que a sua comida não fique bagunçada durante a entrega.
Uma dica para isso é optar por embalagens individuais. Ou seja, uma embalagem para cada item do prato. Ainda, é recomendável uma embalagem que possa ser higienizada, principalmente para dar confiança ao seu cliente.
Outra dica é buscar utilizar embalagens sustentáveis pois, além de estar contribuindo com o meio ambiente, ajuda também a diferenciar o seu negócio da concorrência.
5. Pense em uma taxa de entrega (ou não)
Antes de lançar a sua plataforma de delivery, você deve pensar se irá cobrar uma taxa de entrega ou não. É importante que você lucre, sempre.
Não adianta fazer promoção se no final das contas você está ficando no vermelho. Por isso, pare para fazer umas contas do seu orçamento e seus lucros.
O ideal é que a taxa de entrega cubra todas as despesas relacionadas a entrega. Ou seja, aquelas despesas que só ocorrem pela existência do delivery, como:
- Embalagem;
- Entregadores;
- Funcionários extras;
- Entre outras.
Por isso, a taxa nunca deve ser pensada de acordo com o preço dos alimentos. Deve ser sempre só aquilo que é extra do serviço de entrega.
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Pronto! Agora, você já montou o seu sistema, capacitou a sua equipe, definiu o cardápio e organizou tudo.
Portanto, está na hora de testá-lo. Antes de ir ao ar, é bom fazer alguns pedidos de casa para testar e simular uma real entrega para treinar os seus funcionários.
Mas, o mais importante é continuar testando de tempos em tempos para avaliar como a sua equipe está se saindo.
Ou seja, faça pedidos da sua casa para avaliar como a entrega é feita. É importante avaliar alguns fatores como:
- Tempo de entrega;
- Qualidade da comida;
- Estado da comida;
- Qualidade da embalagem;
- Tempo de preparo;
- E muito mais.
Assim, você poderá fazer mudanças no seu delivery, de acordo com esses testes, melhorando o tempo ou modificando o raio de atendimento.
Afinal, as vezes queremos atender em um raio maior, mas não conseguimos manter a qualidade do produto – e isso é péssimo.
7. Faça um bom marketing para ter um delivery de sucesso
Uma das partes mais importantes do seu serviço de delivery é o marketing dele. Assim que você abrir a opção de entrega, é muito importante que todos saibam e que isso esteja em todas as redes.
Portanto, antes de mais nada, é importante a sua presença nas redes sociais, como Instagram e Facebook, mas, principalmente, WhatsApp para a realização de pedidos.
Muitos estabelecimentos optam por realizar pedidos via WhatsApp, o que tem se mostrado muito eficiente.
Além disso, hoje em dia, a melhor propaganda para o seu delivery é estar em um aplicativo de entrega, como iFood e UberEats. Pois, eles já são estabelecidos no mercado, possuindo muitos usuários ativos.
Assim, se você se cadastra neles, você passa a aumentar o seu alcance, atraindo consumidores que talvez não conhecessem o seu estabelecimento antes.
Ainda, é importante que nas suas redes sociais e no seu estabelecimento, você deixe claro que faz delivery e como esse pedido é feito.
Outra dica para um bom marketing pode ser a criação de promoções, como por exemplo, combos.
8. Tome medidas para melhorar a sua relação com o cliente
Por último, você deve trabalhar na sua relação com o consumidor para que ele seja bem tratado e queira sempre consumir no seu estabelecimento.
O WhatsApp pode ser um bom aliado nesse sentido. Pois, ao atender por ele, você cria uma humanização no atendimento, deixando o cliente mais próximo e acolhido.
Além disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para agradar o consumidor, como por exemplo:
- Recado à mão agradecendo o pedido;
- Guardanapos e talheres extras;
- E pequenos itens de cortesia.
Afinal, quem nunca se sentiu satisfeito quando viu que veio um bilhetinho, ou até mesmo uma sobremesa junto com o seu pedido, de cortesia? Esse tipo de atitude faz toda a diferença e conquista a clientela.
Outra dica é criar um programa fidelidade. Ou seja, quando a pessoa fizer 10 pedidos, ganha um sem custos, entre outras promoções do tipo.
E aí, anotou todo o passo a passo?
Então, agora você já sabe o passo a passo para ter um delivery de sucesso e levar o seu negócio para quem precisar dele. Como foi falado, é um processo que merece muita atenção.
Esperamos que você tenha tirado bons insights desse artigo que fizemos com muita dedicação. Fique por dentro do nosso blog. Aqui você encontra dicas e tutoriais para melhorar ainda mais a gestão de seu negócio.
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